Painel de Indicadores

Anos: 2022, 2023, 2024, 2025
Meses: Jan, Fev, Mar, Abr
Instituições: IFB
Indicadores: IND_AE, IND_CCiclo, IND_IEA, IND_IEPC, IND_IEPDIF, IND_IEPDTIC, IND_IEPEGRDI, IND_IEPP, IND_IEPQVT, IND_IINN, IND_IMA, IND_ITCD, IND_ITSTAE, IND_NAFEAD, IND_NEBAI, IND_PAEPIV, IND_PAEPP, IND_PAEV, IND_PAPAAEPP, IND_PAPILT, IND_PARA, IND_PB, IND_PEENO, IND_PEEO, IND_PIPPI, IND_PMEEJA, IND_PMEFP, IND_PMET, IND_PNEE, IND_POVGN, IND_PPA, IND_PRFAE, IND_PSC, IND_PSDPP, IND_PSEAE, IND_QACTT, IND_QAPHI, IND_QAPI, IND_QPAAE, IND_RAP, IND_RCiclo, IND_RV, IND_TEV, IND_TO, IND_VER

Mensurar qual a porcentagem de estudantes respondeu ao contato do IFB para a realização do acompanhamento.

Este indicador mede o percentual de concluintes em um Ciclo de Matrícula. Para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

Medir o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do período previsto (+1 ano), acrescido de um percentual (projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir o curso. São considerados apenas os alunos matriculados em ciclos de matrícula com término previsto para o ano anterior ao Ano de Referência, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

Promover o aprimoramento da comunicação institucional implementando, acompanhando, avaliando e revisando a Política de Comunicação do IFB com estratégias de comunicação inclusiva e integrada, e fortalecendo a marca IFB.

Medir as execuções de ações previstas no Plano Diretor de Infraestrutura.

Verificar o percentual anual de execução das ações previstas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC e/ou priorizadas pelo CGD.

Avaliar em qual estágio está a elaboração e a implementação do programa de acompanhamento de equidade de gênero, raça, diversidade e inclusão.

Mensurar a capacidade das providências adotadas em proporcionar o atingimento das metas estabelecidas no PDI.

Este indicador mede o percentual de implementação da Política de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito do IFB.

Mensurar a quantidade de campi que possuem NUGEDIS e NEABIS instituídos.

Mensurar a capacidade do IFB em atingir as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Este indicador mede a titulação média dos professores efetivos do IFB.

Este indicador mede a titulação média dos Técnico-Administrativos em Educação efetivos do IFB.

Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de ações que contribuem para o fortalecimento da educação a distância no IFB.

Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos ambientes promotores de inovação (parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos habitats de inovação (incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-o, espaço coworking).

Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) executadas no âmbito de convênios, contratos e acordos institucionais.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.

Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) relacionadas à inclusão de população vulnerável.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, provenientes das ações afirmativas da Instituição, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.

Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de ativos de propriedade intelectual licenciados ou transferidos, até o m do exercício anterior, em relação à totalidade dos produtos tecnológicos institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.

Mensurar quanto das recomendações de melhoria apontadas nos relatórios da CPA e do INEP foram implementadas.

Este indicador tem como objetivo quanticar o número de artigos, livros, capítulo de livros e trabalhos de congresso publicados pelos servidores, no ano anterior, como referência.

Mensurar a porcentagem de estudantes que realizam estágio não obrigatório, com relação ao total de estudantes da instituição.

Mensurar a porcentagem de estudantes que realizam estágio obrigatório, previsto no PPC do respectivo curso, com relação ao total de estudantes da instituição.

Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de recurso nanceiro investido, oriundo de custeio e capital, para o desenvolvimento de pesquisas aprovadas em editais institucionais, na pós-graduação e no ecossistema de inovação, em relação ao orçamento total de capital e custeio da Instituição.

Medir o percentual de matrículas equivalentes na modalidade EJA, tanto nos cursos de formação inicial e qualificação profissional quanto nos cursos de educação profissional técnica de nível médio contemplados no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade EJA em atendimento ao Decreto 5.840 de 13 de julho de 2006.

Medir o percentual de matrículas equivalentes vinculadas à formação de professores como forma de atendimento à Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008.

Este indicador mede o percentual de matrículas equivalentes vinculadas a Cursos Técnicos.

Mensurar a porcentagem de estudantes envolvidos em ações de extensão, independente da modalidade (Projeto, Programa, Evento, Curso e Prestação de Serviço).

Este indicador mede o percentual de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de graduação presencial para o turno noturno, em relação ao total de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de graduação presencial.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Prossional e Tecnológica, como pressupõe o inciso VIII do Art. 6° da Lei 11892, que especica, como nalidade e característica dos Institutos Federais, “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento cientíco e tecnológico”.

Mensurar o percentual de recurso nanceiro anual destinado para o desenvolvimento de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço).

Este indicador mede o percentual de servidores ativos que realizaram capacitações ofertadas pelo IFB e pela ENAP, em relação ao total de servidores ativos no IFB no ano corrente.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de servidores e servidoras envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica), seja como coordenador, orientador, coorientador ou membro da equipe de projeto registrado. A participação do servidor em projetos deverá ser contabilizada uma única vez, independente do quantitativo de projetos que ele participe.

Mensurar a porcentagem de servidores(as) envolvidos em ações de extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) e do tipo de participação na equipe executora (membro, orientação, coordenação ou coorientação).

Este indicador tem como objetivo quanticar o total de acordos e contratos que geraram transferência de tecnologia e/ou know how para a comunidade (local, regional e nacional).

Este indicador tem como objetivo quanticar o total de ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-o, espaço coworking etc.).

Este indicador tem como objetivo quanticar o total de produtos e processos tecnológicos que geraram depósitos de patentes de inovação ou modelo de utilidade e registros de marca; desenho industrial; cultivar; topograa de circuitos; programa de computador; organismos geneticamente modicados.

Mensurar a quantidade de pessoas atendidas por ações de extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço), e se foi de forma direta ou indireta.

Este indicador mede a relação entre a quantidade de matrículas equivalentes e a quantidade de docentes efetivos ponderados pelo tipo de Regime de Trabalho. Em que pese as grandezas empregadas no cálculo, será mantido o acrônimo “RAP – Relação Aluno Professor” por entender que tal nomenclatura já está consagrada em toda a Rede Federal.

Medir o percentual de retidos em um Ciclo de Matrícula, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

Este indicador mede o percentual de vagas ofertadas considerando as ações afirmativas (reserva de vagas).

Este indicador mede o percentual de matrículas que perderam o vínculo com a instituição no ano de referência sem a conclusão do curso em relação ao total de matrículas. Para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

Este indicador mede o percentual de vagas ocupadas no ano de referência em relação às vagas disponibilizadas em cada tipo de curso, excetuando-se os cursos de Qualicação Prossional.

Este indicador busca vericar a condição de verticalização dos cursos oferecidos por uma mesma unidade acadêmica em um mesmo eixo tecnológico, considerando vagas de ingresso ofertadas em 04 categorias possíveis: Curso de Qualicação Prossional (QP); Curso Técnico (CT); Curso de Graduação (CG) e Curso de Pós-Graduação (PG).